Preliminary English Test (PET)

Preliminary English Test (PET)

Alunos e pais devem consultar as informações em http://preliminaryenglishtest.iave.pt/np4/home

 

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Ministério da Educação determinou a aplicação de um teste com caráter obrigatório para todos os alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Este teste é da responsabilidade do Cambridge English Language Assessment, entidade da Universidade de Cambridge responsável pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação no domínio da língua inglesa.

A realização desta prova é, no entanto, facultativa para os restantes alunos, entre os 11 e os 18 anos, correspondendo no universo do colégio aos alunos entre o 6º e o 8º ano. A informação relativa à presente circular poderá ser consultada em http://iave.pt/np4/home, mais especificamente no link Cambridge English for Schools Portugal (na barra lateral do website do Instituto de Avaliação Educativa, do Ministério da Educação).
O Despacho 15745-A/14, publicado no dia 30 de dezembro de 2014, que determina a aplicação deste teste, o Preliminary English Test (PET) for Schools, surge na sequência da série de medidas que o Governo tem vindo a tomar e que visam um maior domínio da língua inglesa. À obrigatoriedade da frequência da disciplina por um período de sete anos consecutivos (do 3º ao 9º ano), vem juntar-se a aplicação de uma avaliação externa sistemática e continuada da proficiência dos alunos e torna-se recomendável que essa avaliação siga normas e critérios internacionais.
Este teste integra obrigatoriamente a compreensão da leitura e da expressão escrita, a compreensão oral e a produção oral, cuja avaliação é feita em dois momentos. O nível deste teste é diferente do teste realizado no ano anterior, sendo que o objetivo este ano remete para o nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas — QECR, enquanto que no ano passado o nível do exame KET correspondia a A2 (para mais informações consultar pp.8 e 9 de http://keyforschools.iave.pt/pdf/KfS_IAVE_dez2013_VF.pdf)

Assim, nos termos do disposto no Despacho n.º 11838 -A/2013, determina-se que, para o ano letivo 2014 -2015:
1 —será aplicado em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo, com caráter obrigatório para o 9º ano, o teste Preliminary English Test (PET) de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge;
2 — O teste realizar-se-á nas seguintes datas:
a) Componente escrita, no dia 6 de maio de 2015, às 14 horas
b) Componente oral, em sessões a agendar pelos estabelecimentos de ensino, entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2015.

A aplicação do teste permite igualmente, a título opcional, a obtenção de uma certificação de proficiência linguística, reconhecida internacionalmente, e emitida pelo próprio Cambridge English Language Assessment. Este diploma tem uma validade de apenas 3 anos.

 

 

Manuel Arcêncio

Os comentários estão fechados.