PROJETO “MIÚDOS ESPECIAIS COM MUITA LATA”

Cartaz_A5_2_Miudos_com_muita_lataTodos nós sabemos o enorme desafio que é trabalhar e motivar as crianças especiais. Para além das aprendizagens diárias que têm que realizar, há a necessidade de os cativar para aprendizagens de caráter prático/funcional.  Assim, surgiu a ideia de solicitar  à Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, conhecida regionalmente por “Fábrica das Enguias”, que nos permitisse usar as suas latas de conservas para serem ilustradas ou pintadas, na nossa Oficina de Expressões.Perante esta proposta, fomos surpreendidas pela Direção da Comur com a sugestão de realizar uma edição limitada com as ilustrações destes Miúdos tão Especiais. Esta nobre iniciativa encheu-nos de orgulho, mas também nos deu uma grande responsabilidade – não desiludir quem acreditou e confiou nas nossas capacidades.

Pretendemos que, ao saborear cada um destes produtos  –  atum em óleo / enguias em escabeche / polvo em caldeirada / sardinha em azeite / sardinha em escabeche picante / lulas em caldeirada –  pensem com carinho no quão longe estas crianças poderão chegar, se lhes mostrarmos o caminho e se lhe dermos oportunidades.

Este projeto visa a angariação de fundos para a gratificação de voluntários, que aceitaram o desafio de trabalhar áreas artísticas com os nossos alunos, bem como a aquisição de material didático para a nossa Unidade. O primeiro evento onde vamos apresentar o resultado deste projeto será na Feira da “Mala Aberta”, no dia 8 de dezembro, no Parque da Saldida.

Estas latas especiais também estarão disponíveis para venda, na nossa Unidade do CES, bem como no comércio local.

A Unidade de Autismo do CES agradece à Comur  a maravilhosa generosidade, na pessoa do Sócio-Gerente, Nuno Pauseiro,  com que fomos tratados  desde o início desta aventura.

Um especial agradecimento, também, a duas fantásticas pessoas, Margarida Valente e Joana Oliveira, que com os seus conhecimentos de design artístico e de multimédia  nos ajudaram a dar um toque tão Especial a estas latas.

As professoras: Mónica e Celeste