Foi realizado na passada terça-feira a fase regional do Parlamento dos Jovens, onde participaram, juntamente com o nosso agrupamento, 24 escolas do distrito de Aveiro.
Esta é uma iniciativa da Assembleia da República com o apoio do IPDJ que promove o gosto dos jovens do 3º ciclo e ensino secundário pela política, dando-lhes uma oportunidade de debaterem temas da atualidade (o deste ano foi “O impacto da desinformação na democracia”) e proporem projetos de recomendação para a Assembleia da República. Representaram o Agrupamento de Escolas da Murtosa Bárbara Rufino e Inês Tavares do 11º ano e Simão Santos do 12º.
Depois de uma manhã a promover e debater os projetos de recomendação das diferentes escolas, foi escolhido o projeto do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.
Deu-se logo de seguida o debate da especialidade onde foram formados três grupos de trabalho com o objetivo de alterar o projeto através da eliminação, adição ou aditamento das medidas do projeto original.
Na parte da tarde os grupos debateram as suas alterações e foi votado o projeto final para apresentação na Assembleia da República, aquando da fase nacional. O porta-voz do distrito de Aveiro selecionado foi Vicente Marques do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento que juntamente com outras três escolas e duas suplentes representará a região de Aveiro na próxima fase.
Apesar do Agrupamento de Escolas da Murtosa não ter elegido nenhum representante, a proposta do tema do próximo ano do Parlamento dos Jovens que Aveiro levará à Assembleia é “A Reforma do ensino em Portugal” proposto pelo mesmo.
Destaca-se o entusiasmo e prontidão de todos os alunos que estiveram presentes no Teatro Aveirense, comprovando a frase que Vicente Marques proferiu antes de ser eleito porta-voz da região de Aveiro: “todos os presentes aqui provaram que há jovens que se interessam por política”.