Passou na Rádio > 01 ABR ’22

Passou na Rádio > 01 ABR ’22

Desde a nossa última publicação, deixamos os seguintes destaques das nossas emissões:

– Dias e horas especiais:

* O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.

A data foi criada pela UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa.

Portugal é visto como um país de poetas, até porque Fernando Pessoa, Camões, Miguel Torga e muitos outros são muito conhecidos internacionalmente.

* O Dia Nacional do Estudante comemora-se anualmente no dia 24 de março, desde que foi criado em 1987.

Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60 do século XX, aquando da crise académica vivida em Portugal.

Este dia recorda-nos que o direito à educação é um direito basilar e que o estudante é um pilar da nossa sociedade.

* A “Hora do Planeta” registou-se no dia 27 de março. Este evento consiste em apagar as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos, num movimento contra as alterações climáticas. Este apagão aconteceu entre as 20h30 e as 21h30, e por isso a iluminação de muitos monumentos foi desligada.

* O Dia das Mentiras surgiu em França, no século XVI. Em 1564, o rei D. Carlos IX instituiu o calendário Gregoriano, levando a que a passagem de ano passasse do 1 de abril para o 1 de janeiro. Na altura, esta mudança deu origem a muitas partidas e daí se passou para o hábito de pregar partidas.

Ainda que celebrado em dias diferentes no ano, há muitos países que celebram o Dia das Mentiras, fazendo coisas tão estranhas como, na França ou na Bélgica, tentar enfiar peixes de papel em alguém sem que eles percebam e gritando “poisson d’avril”.

Na Escócia, a tradição tornou-se num evento de dois dias. No primeiro, as pessoas enviavam bilhetes falsos. O segundo dia era o Tailie Day, que envolvia brincadeiras como colocar caudas falsas nas pessoas ou colocar bilhetes nas costas de alguém, com mensagens divertidas.

CLDS – Pela voz da Dra. Ana Vaz e de alguns alunos da Rádio fomos aconselhados sobre “A segurança do Peão” (ouvir aqui);

Miúdos a votos – Demos espaço para a campanha eleitoral desta iniciativa que pretende eleger o livro preferido dos alunos. Em breve, daremos conta dos resultados da eleição.

Cinema –  Para além de destacarmos a entrega dos Óscares, recomendámos a estreia recente de estreia “Morbius”, um filme de ação e aventura com Jared Leto. Nesta aventura, acompanhamos o bioquímico Michael Morbius que tenta curar-se de uma rara doença sanguínea com ADN de morcegos. Porém, Morbius acaba por se tornar uma espécie de vampiro vivo.

Pedro Leite

Os comentários estão fechados.