No próximo domingo, dia 21 de fevereiro, celebrar-se-á o Dia Internacional da Língua Materna. Deste modo, o Clube Europeu da Murtosa, não podia deixar passar em branco uma data tão importante como esta.
Na impossibilidade de realizar uma iniciativa presencial, devido às circunstâncias pandémicas em que nos encontramos, o Clube Europeu, desenvolveu um projeto onde possibilitou a inclusão de diversas nacionalidades.
O nosso país e em especial o nosso concelho, sempre foi e é abrigo de muitas pessoas, que deixaram o seu país de origem, em busca de novas oportunidades e de um futuro promissor.
Como forma de homenagear, não só, a língua daqueles que chegam, mas também daqueles que partem, estamos a produzir um vídeo, com data de publicação a anunciar, com base em pequenos testemunhos, de alguns alunos de nacionalidade estrangeira que frequentam o Agrupamento de Escola da Murtosa e aceitaram este desafio. O Clube contou ainda com a colaboração da autarquia, para a concretização deste projeto.
Agradecemos a colaboração de todos os que ajudaram a tornar este projeto possível, desde alunos, professores, e o município, e esperemos que seja do vosso agrado
No fundo, pretendemos que estes testemunhos venham recordar do quão a diversidade nos favorece, do quão é bom poder olhar à nossa volta e sentir que mesmo comunicando de maneira diferente, conseguimos entender-nos como uma só nação.
Na verdade, há uma língua que nos une, a do nosso coração.