As turmas do 2º ciclo do Agrupamento realizaram uma visita de estudo à CASA da MÚSICA. Uma experiência única para a maioria, que os deixou deslumbrados com a música, a sala e o edifício.
No dia 3 de maio as turmas do 5ºano tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio geral do Concerto para Clarinete de Wolfgang Amadeus MOZART e da SINFONIA nº5 de Dmitri CHOSTAKOVITCH. Este programa contou com a estreia na Casa da Música do clarinetista português Carlos Ferreira que foi recentemente premiado nos concursos mais destacados a nível mundial. É solista principal da Orquestra Nacional de França e foi nomeado Rising Star pela European Concert Hall Association.
A sinfonia surpreendeu os presentes ao nível das sonoridades e da exploração tímbrica, tão bem conseguida pelo compositor.
No dia 10 foi a vez das turmas do 6º ano que tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio do concerto da noite. O andamento sinfónico da abertura da ópera Franco-atirador de Karl Maria von Weber, uma das aberturas mais tocadas pelas orquestras de todo o mundo, contou com Rui Lopes, prestigiado solista de fagote. Este músico tem já uma grande carreira e o mais recente CD, gravado na Suíça, foi entusiasticamente recebido pela crítica internacional.
A Orquestra Sinfónica da Casa da Música teve a dirigir este programa que também incluiu a Sinfonia Pastoral de Beethoven, o maestro britânico Kerem Hasan, que foi comunicando com os músicos e fazendo pequenos aperfeiçoamentos para que o concerto da noite fosse brilhante.
Para os docentes de Educação Musical do Agrupamento, fica o registo de uma aula noutra da sala, de grandes aquisições e vivências musicais.