O Departamento de Ciências Sociais e Humanas comemorou os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, o dia que marcou a liberdade em Portugal.
O Departamento pretendeu levar os visitantes a realizar uma viagem no tempo, com uma exposição de fotografias e temas musicais da época. Localizada no átrio do Bloco B da PAMF, a exposição foi uma experiência educativa e emocionante. Foram ouvidos temas como ‘Grândola, Vila Morena’ e ‘E Depois do Adeus’, que serviram de senhas radiofónicas durante o movimento, entre muitos outros.
A Biblioteca Escolar também se juntou às comemorações, com a exposição ‘25 de Abril em Letras’. Esta exposição apresentou um conjunto de livros que retratam a luta pela democracia. Junto à Biblioteca foram expostos trabalhos realizados pelos alunos, que mostraram as biografias de alguns militares que participaram na revolução. Além disso, os alunos dos 9º e 12ºano também contribuíram para estas comemorações, realizando trabalhos em vídeo que foram visionados num espaço próprio na Biblioteca.
Na Escola Básica da Torreira foi trabalhado o tema “A vida antes e depois do 25 de Abril”, tendo sido realizados trabalhos pelos alunos do 9ºano, no âmbito do DAC. Os alunos fizeram a recolha de informação junto da comunidade e pesquisa bibliográfica e realizaram trabalhos em vídeo, apresentações digitais, cartazes, entre outros. Os trabalhos foram expostos no hall principal da Escola e divulgados, pelos alunos envolvidos, às outras turmas.
As atividades realizadas constituíram uma oportunidade para reviver um dos capítulos mais significativos da história portuguesa.