Canta Comigo, Leio Contigo > Este Mar que nos separa é o mesmo que nos une

Canta Comigo, Leio Contigo > Este Mar que nos separa é o mesmo que nos une

No dia 20, 21, 22 e 23 de novembro, o projeto “Canta Comigo, Leio Contigo!” da EBI de Lagoa, Açores, esteve no Agrupamento de Escolas da Murtosa, no Centro Escolar da Saldida e EBI da Torreira.

Foi uma ação no âmbito do projeto “Este Mar que nos separa é o mesmo que nos une”, entre o Centro Escolar da Saldida e a EBI de Lagoa.

Mais uma vez, esta ação revelou-se um enorme sucesso, com os nossos alunos a demonstrarem grande entusiasmo. As histórias, contadas e cantadas pelas docentes dinamizadoras Alda Casqueira e Anabela Cura, cativaram a atenção não só dos alunos, mas também dos adultos que tiveram o privilégio de assistir às sessões.

Foi fantástico, uma abordagem inovadora e transformadora que reforça a importância da escola na vida das crianças, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras e motivadoras.

No sábado, dia 23, decorreu a ação de curta duração para docentes, dinamizada pelas formadoras / docentes Alda Casqueira e pela Anabela Cura com o tema “Histórias que (Trans)formam”. A mesma teve a participação de 25 docentes, dos Agrupamentosde Escolas da Murtosa, de Vagos, Cacia, Ovar, Estarreja e uma Educadora do Centro Social e Paroquial de S. Jacinto.  

Na avaliação final desta ação, os formandos foram unanimes em reconhecerem que o tempo despendido foi pouco … “Ser uma ACD, limita muito o tempo para saborear estes momentos”. “A ação foi dinamizada de forma dinâmica e criativa.  Realçou o papel e a importância dos livros, num mundo cada mais digital e menos real. A associação da música e dos livros, são uma motivação para a leitura”, “Ouvir histórias (sabe tão bem!). Aprender truques! / Técnicas para aplicar no dia-a-dia ao contar e escolher histórias.”

Às 15h, do dia 23, realizou-se uma ação de Histórias contadas e cantadas para as famílias, que contou com a presença do Vice Presidente da Câmara da Murtosa, Eng. Januário Cunha e do Diretor do Agrupamento da Murtosa, Prof. Manuel Arcêncio, a abrir a sessão.

As crianças e adultos que assistiram, saíram deliciados(as) com as histórias que ouviram contar e cantar.

Mais uma vez, ficou evidente que “Este mar que nos separa é o mesmo que nos une!”, é uma união enriquecedora para a partilha de “momentos” que criarão memórias.

Pedro Leite

Os comentários estão fechados.