“Canta comigo, Leio contigo!” » Agrupamento de Escolas da Murtosa

“Canta comigo, Leio contigo!” » Agrupamento de Escolas da Murtosa

O Projeto “Canta comigo, Leio contigo!” teve início no ano letivo 2015/2016 e é uma iniciativa da Escola Básica Integrada de Lagoa, S. Miguel, ao abrigo do programa “Prosucesso” da Direção Regional de Educação dos Açores, tendo como objetivos: promover o livro; estimular hábitos de leitura; incentivar e estimular o gosto pela leitura; desenvolver o espírito crítico; estimular a sensibilidade, a criatividade e a imaginação.

Anabela Frade Cura e Alda Casqueira Fernandes são as responsáveis pela dinamização deste projeto. A primeira, natural de Angola, é docente do grupo 210 (português-francês) e é uma apaixonada por livros. Tem larga experiência quer como contadora de histórias, quer como formadora na área da literatura infantojuvenil. A segunda, natural da Gafanha da Nazaré, é docente do grupo 100 (educadores de infância) e é, além de formadora na área da narração oral, compositora e intérprete de músicas para a infância com cariz educativo e com aplicabilidade nas salas de aula e nas sessões do projeto; foi a cara da rubrica “Cantar em casa” do programa “Aprender em casa” da RTP-Açores (telescola), onde levou músicas da sua autoria às crianças do arquipélago, nos dois anos letivos transatos.

Nos dias 18 e 19 de novembro estas contadoras de histórias estiveram no Agrupamento de Escolas da Murtosa, no Centro Escolar da Saldida, na EB da Torreira e na EB do Monte, tendo encantado com as suas histórias divertidas e mimadas/musicadas cerca de 350 alunos, que assistiram e participaram entusiasticamente nas  sessões.

No sábado, promoveram durante a manhã uma ação de formação para 25 professores do Agrupamento, onde os docentes puderam partilhar boas práticas no ato de contar histórias, conhecer novas formas de dinamizar leituras e atualizar bibliografia, tomando conhecimento de um acervo de livros diversificado, rico e estimulante.

Durante a tarde, as famílias também foram contempladas com uma sessão de histórias, muito motivante, onde os familiares dos alunos participaram ativamente.

Foram três dias de vivências inesquecíveis, muito motivadoras e promotoras do gosto por ler, por parte de todos os que tiveram o privilégio de participar nestes momentos.

Pedro Leite

Os comentários estão fechados.