No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos do 2.º e 3.º ano de escolaridade da turma C2,3 e do CAA do Centro Escolar da Saldida acolheram o desafio “A Biodiversidade da Minha Escola”. Este projeto teve como principal objetivo promover uma aprendizagem prática, ativa e participativa, incentivando os alunos a observar, conhecer, valorizar e proteger a biodiversidade existente no espaço escolar e na sua envolvente.
Para o efeito, foram desenvolvidas diversas atividades de investigação e observação, incluindo várias saídas de campo à Quinta Pedagógica de Aveiro, em Cacia, ao Museu Municipal da Murtosa – COMUR, ao lago do Parque da Saldida e à Praia do Bico. O ponto alto do projeto culminou na elaboração de um Caderno de Campo artesanal, enriquecido com colagens fotográficas das saídas à natureza e pequenos registos sobre as diferentes espécies observadas. Este trabalho permitiu preservar memórias, aprendizagens e experiências vividas em contacto direto com a Natureza.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a nossa exposição, patente no átrio do Centro Escolar da Saldida.
Ao longo deste percurso, promoveu-se uma aprendizagem significativa e colaborativa, consciencializando os alunos para a importância da preservação da biodiversidade e do respeito pelo meio ambiente. Demonstrou-se, também, que é possível aprender em conjunto, valorizando os diferentes ritmos, capacidades e formas de participação, num verdadeiro espírito de cooperação, inclusão e partilha. Porque, quando aprendemos juntos, tudo faz mais sentido!
