Passou na Rádio PAMF > Notícias da rádio escolar

A Rádio Escolar voltou às suas emissões e destas destacamos alguns conteúdos de que fizemos eco:

Dia Mundial do Braille. – 4 de janeiro

Método universal de escrita e leitura para cegos, inventado por Louis Braille, um pedagogo francês nascido no início do século XIX 다운로드. Ainda muito novo perdeu a visão, como consequência de uma brincadeira na oficina do seu pai. O alfabeto Braille é um sistema de representação de letras, símbolos musicais, números e símbolos matemáticos através de pontos em relevo, marcados em papel ou outro material, que podem ser lidos pelo tato 비즈니스 스카이프. A sua invenção revolucionou a educação dos cegos, na medida em que lhes facultou o acesso à escrita e à leitura. Hoje em dia, o sistema Braille, divulgado por volta de 1837 e praticamente inalterado até à atualidade, é usado em todo o mundo 다운로드.

Literatura: Top de vendas de livros em Portugal, durante 2020, de acordo com o site www.portaldaliteratura.com :

1º Uma terra prometida, de Barack Obama

2º Sentir & Saber – A caminho da Consciência, de António Damásio

3º O Mágico de Auschwitz, de José Rodrigues dos Santos

Música: As três mais tocadas no Spotify em 2020:
Cinema:

No dia 1 estreou na Netflix , Vamos ser heróis, um filme de ação e fantasia, com Pedro Pascal, Christian Slater e Priyanka Chopra, realizado por Robert Rodriguez 갱스터 베가스.

Quando os super-heróis da Terra são raptados por extraterrestres, os seus filhos têm de aprender a trabalhar em equipa para poderem salvar os pais e o mundo 앙상블 디토 다운로드.

Dia de Reis

O Dia de Reis, celebrado anualmente a 6 de janeiro, é uma tradição cristã e representa o dia em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de magos do Oriente, depois de serem guiados por uma estrela. Os Reis Magos ofertaram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra, assim diz a lenda.

A tradição surgiu no século VIII e marca o dia da veneração aos Reis Magos, convertendo em santos, Belchior, Gaspar e Baltazar. É ainda nesta data que se encerram, para os católicos, os festejos natalícios, sendo tradição desmontar os presépios e retirar os enfeites natalícios.

Manda a tradição reunir a família para celebrar o fim dos festejos de Natal. A ementa tradicional é semelhante às iguarias do Natal, entre eles encontra-se o bacalhau com as batatas cozidas, o bolo-rei, o pão de ló, as rabanadas, os sonhos, entre outros. Neste dia não podem faltar os cânticos das “Janeiras”.

Consoante os países, há tradições diferentes. Por exemplo, na Irlanda o Dia de Reis é considerado o Natal das Mulheres. Neste dia as mulheres tiram o dia para descansar, depois do trabalho que tiveram entre o Natal e o Ano Novo. Neste dia, grupos de mulheres juntam-se e partilham uma refeição. Para saber tradições deste dia noutros países, consulta O Dia de Reis pelo Mundo e as Diferentes Tradições | National Geographic (natgeo.pt)

Concurso:

O 12ºA está a organizar o concurso “Será que sabes?”. Terminado o prazo das inscrições, divulgamos o calendário das provas.

Assim, as equipas do 3º ciclo terão as semifinais no dia 19/02, nas seguintes sessões:

14h30 – Tiltados x Cúpula da Vitória;

16h – Girl Power x As Powerpuf Girls.

As equipas vencedoras destas semifinais, realizarão a final do 3º ciclo no dia 26/02, pelas 14h30.

A equipa vencedora do 3º ciclo e as equipas do secundário e de adultos defrontar-se-ão numa finalíssima a realizar no dia 24/03, pelas 15h.

Teatro: No cineteatro de Estarreja no dia 15 vai (iria) à cena a peça Amado Monstro, pelas 21h.

“Amado Monstro” é uma adaptação para teatro da obra com o mesmo nome, do célebre romancista espanhol, Javier Tomeo. Relata a vivência de um homem de 47 anos que se candidata pela primeira vez a um emprego como guarda noturno da garagem de um banco. Durante uma entrevista de emprego, liderada pelo diretor de recursos humanos, os dois homens apercebem-se que têm algo em comum: as suas mães! Criam uma empatia pouco esperada neste tipo de situações. Porem ambos têm algo a esconder, seja no seu passado seja no presente. Este é um texto com um humor muito inteligente que nos remete para um exercício de atores muito divertido.

Tradução, adaptação, encenação e interpretação João Didelet e Marcantonio Del Carlo.

CLDS – 4g, Murtosa em rede

A Drª Ana Vaz trouxe-nos algumas ideias sobre assuntos como a escola, os amigos e o sono. Para ouvir, basta aceder ao Podcast aqui na página.