Chegados ao final do período e do ano, depois de alguns feriados como o Dia de Portugal (que assinalámos) e atividades como o Cicloturismo, não nos vamos embora sem recordar alguns dos conteúdos das nossas últimas emissões:
– Momento Eco-Escolas – Nas últimas semanas, em parceria com o Eco-Escolas, criámos um espaço de sensibilização para a educação ambiental, partilhando algumas mensagens provenientes deste projeto do nosso agrupamento. Assim, fomos ecoando mensagens como:
*Cuidar do Mundo não é uma opção é uma obrigação!
*Meio ambiente preservado, futuro assegurado.
*Recicla, porque não existe um planeta melhor.
*Reciclar é fazer a nossa parte, para um mundo mais sustentável.
*Mais do que uma obrigação a reciclagem é uma necessidade.
– Dias especiais:
* O Dia Europeu do Mar celebra-se anualmente no dia 20 de maio. A propósito desta celebração, realiza-se uma conferência anual de dois dias durante a qual a comunidade marítima europeia se reúne para estabelecer redes, debater e definir ações conjuntas sobre assuntos marítimos e uma economia azul sustentável.
Este ano, as celebrações decorreram em Ravenna, Itália.
A preservação do mar é importante para um país como o nosso mas também para todo o Planeta.
* O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de maio.
O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.
O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco.
Por isso, recordámos este dia.
* Dia Mundial do Dador de Sangue.
A celebração deste dia tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
· Quem puder, dê sangue. Para isso, tem de ter entre 18 e 65 anos de idade;
· pesar mais de 50 quilos;
· gozar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis.
CLDS – Pela voz da Dra. Ana Vaz e de alguns alunos da Rádio fomos aconselhados sobre temas tão diversos como: “Exercício físico”, “Direitos do consumidor”, “Amigos” e “Ansiedade nos testes” (ouvir aqui)
– Sugestões locais –
* Divulgámos a realização no dia 22 de maio da 7ª edição da “Ria com Pedal”, um passeio de bicicleta de 32 km, organizado pelos concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar. Demos também a saber que, integrado no ciclo “Música no Museu”, no dia 03 de junho se realizaria o espetáculo “Modas de Salão de Outros Tempos”, na Comur- Museu Municipal. A releitura, em voz e piano, do imaginário da música tradicional portuguesa foi o mote para este espetáculo com o músico Nuno Alexandrino e a soprano Daniela Rego.
– Sugestões de leitura
* Para quem gosta de Manga, destacámos a novidade Jujutsu Kaisen.
Yuji Itadori parece um adolescente comum, mas a sua força é impressionante e todos os clubes desportivos da escola o querem. Itadori prefere a companhia dos colegas do clube de pesquisa do sobrenatural, que descobrem um objeto amaldiçoado selado. Mal sabem eles o terror que vão desencadear quando quebrarem o selo.
– Cinema –
Atentos às estreias, lembrámos o lançamento de Mundo Jurássico, Domínio. Este novo filme da saga decorre quatro anos após a destruição da Isla Nublar. Os Dinossauros agora vivem – e caçam – lado a lado com os humanos e por todo o mundo. Este equilíbrio frágil irá redefinir o futuro e determinar, de uma vez por todas, se os humanos se manterão no vértice dos predadores, num planeta que agora partilham com as criaturas mais perigosas da História… Do elenco continuam a fazer parte Chris Pratt e Jeff Goldblum.
– Sugestões de TV –
Para ver na televisão (ou através do computador), lembrámos algumas estreias na Netflix: o penúltimo capítulo de “Stranger Things”; “Love, Death & Robots” e “Clark“, série baseada no criminoso que deu origem à expressão ‘Síndrome de Estocolmo.’ Já na RTP2, sugerimos a 2ª temporada de “Cobra: Gabinete de Crise Ciberterrorismo” – desta vez, ciberataques e notícias falsas são o ponto de partida para a história, em que a democracia está em risco.