Após mais umas emissões, com alguns contratempos técnicos, aproveitamos a página da escola para ir destacando alguns dos conteúdos da nossa Rádio Escolar. Desta vez, sublinhamos estas matérias:
– História e Teatro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.
O tema que marca as iniciativas deste ano é «Memória, Dignidade e Justiça». Segundo a ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a educação sobre o mesmo, é um imperativo global para a terceira década do século. O ato de relembrar traz dignidade e justiça para as vítimas.
Atualmente, a Comissão Europeia, a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), a ONU e a UNESCO estão a desenvolver a campanha #ProtectTheFacts, como forma de combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto.
Como é preciso não esquecer, nós lembramos!
A este propósito recomendámos a peça “A Coragem da Minha Mãe”, levada à cena no Cineteatro de Estarreja. Esta peça conta-nos a história de Elsa, que, com cinquenta e cinco anos, é presa em Budapeste no Verão de 1944 e deportada com quatro mil judeus. Porém, Elsa consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa, mãe do autor da peça, dá por si num comboio de regresso a Budapeste.
– Sociedade
* O Dia Mundial do Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de fevereiro e é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é membro desde 1983.
Criado em 2000, este dia pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco do Dia Mundial do Cancro.
Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro. É urgente divulgar a mensagem e proporcionar um acesso igualitário a tratamentos e cuidados de saúde.
* Eleições legislativas – Sendo natural que muito poucos alunos desta escola pudessem votar, reforçámos que todos podiam relembrar em casa que votar é um direito que custou a conquistar, mas que também é um dever cívico. Com este lembrete quisemos colaborar para que houvesse muita adesão nestas eleições importantes para o nosso país.
– Cinema – Estreou recentemente um filme sobre uma história algo estranha. Hunter é uma mulher recentemente grávida cuja existência idílica toma um rumo alarmante quando esta desenvolve uma compulsão de ingestão de objetos perigosos. Conforme o seu marido e a sua família aumentam o controle sobre a sua vida, Hunter é forçada a enfrentar o segredo obscuro por detrás da sua obsessão incontrolável. O filme tem como título Swallow – distúrbio, e está nos cinemas.
– CLDS – A Dra. Ana Vaz, do CLDS, trouxe-nos mais conselhos sobre ”Concentração no estudo” e sobre cuidados a ter com aquilo que publicamos na internet, pelo que devemos “Pensar antes de postar”.
Concentração no Estudo > EP. 2
-Desporto
* Novak Djokovic, número um do ténis, recusa ser vacinado contra a covid-19, o que lhe valeu o impedimento de competir no Open da Austrália, país de onde foi deportado. Pelas mesmas razões, poderá não participar no próximo Roland Garros. Soube-se, contudo, recentemente, que Djokovic decidiu, entretanto, adquirir a maioria de capital (80 por cento) da empresa QuantBioRes, com o intuito de esta “desenvolver um tratamento médico contra” a doença criada pelo coronavírus.
Imaginamos que seja esse o medicamento que venha tomar…
* Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 decorrerão em Pequim entre o dia 04 e o dia 20.
Portugal não terá representação política nas cerimónias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Na verdade, vários países, como o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros, anunciaram um boicote diplomático aos Jogos de Pequim, sem prejudicar a participação dos atletas desses países. Estas ações servem para denunciar alegadas violações dos direitos humanos na China.
– Música
Há noivados originais e este além disso é um bocadinho (só um bocadinho!) estranho.
Machine Gun Kelly revelou que o anel de noivado que ofereceu a Megan Fox contém espinhos, de forma a que se magoe caso o tente retirar. “Se ela tentar tirá-lo, vai doer. O amor é dor”, disse o músico.
Kelly e Fox começaram a namorar em 2020, tendo recentemente marcado o noivado com tatuagens. “Um ano e meio depois, após termos passado horrores juntos, e termos rido mais do que alguma vez imaginei ser possível, ele pediu-me em casamento. E tal como em todas as vidas antes desta, e em todas as vidas que se seguirão, eu disse sim. E depois bebemos o sangue um do outro”, escreveu então a atriz. Perguntamos: mas porquê?!