Na Fábrica do Conhecimento,
alunos colocam as mãos na massa para encontrar a solução!
No dia 26 de janeiro, os alunos do 9º ano do AE da Murtosa deslocaram-se à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro para tomarem conhecimento da importância da Física e da Química no seu dia a dia, consolidando, em paralelo, as aprendizagens essenciais da disciplina.
Através da participação em diversas atividades interativas no âmbito das Ciências Físico-Químicas (domínios das reações químicas, som, luz, classificação dos materiais e outros), os alunos constataram que diariamente se deparam com inúmeras situações explicadas por estes ramos da ciência. Desde a gravação de um holograma 3D, ao desenho à mão de um holograma, à realização de circuitos de conhecimento relacionados com a tabela periódica e com a aplicabilidade de alguns dos seus elementos nas áreas da saúde, ambiente, indústria e outras e à observação de transformações químicas no show ‘Química por Tabela 2.0’, este dia de trabalho, fora da sala de aula, foi muito enriquecedor dado o carácter experimental que lhe esteve sempre implícito.
Adicionalmente, na oficina dos robôs, foi possível construir e programar um robô com recurso à linguagem de programação visual baseada em blocos, Scratch. Através da utilização desta ferramenta, os alunos fizeram uma 1ª abordagem, simples e intuitiva, à programação.
Mediante uma articulação permanente com a Física e a Química que nos rodeia no quotidiano, ficou clara a importância destas áreas de conhecimento na vida do ser humano. Eureka!