No âmbito do tema “Biodiversidade- preservar e regenerar” do Programa Eco-Escolas, a Escola Básica da Torreira tem vindo a desenvolver diversas atividades com o objetivo de erradicar vegetação invasora, como a Acácia e o Chorão-das- praias, e a transplantar vegetação nativa ou autóctone.
Estas ações iniciadas em novembro de 2024, levaram à participação de mais de 150 alunos de todas as turmas dos 1º e 4º anos e respetivos professores titulares e de todos os alunos dos 2º e 3º ciclos no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Português e Assembleia de Turma.
Retomada a remoção de plantas invasoras da Duna Central da Praia da Torreira durante o mês de janeiro, no dia 13 de fevereiro, contámos com a visita do ICNF, na pessoa de Dr.ª Dora Oliveira, para assistir a uma palestra destinada a todos os alunos do 1º ciclo sobre o que iríamos fazer e para nos informar da pertinência do nosso papel e das nossas ações na Comunidade.
Após as informações prestadas, todos os alunos e professores, dirigiram-se ao Espaço Arte Viva, antigas instalações da Escola Primária no centro da vila da Torreira, para proceder ao transplante de vegetação autóctone existente na área do recreio.
Depois de um breve lanche e dos sacos bem cheios, todos os colaboradores encaminharam-se para a Duna Central da Torreira, a “nossa área protegida”, para plantar a vegetação nativa recolhida no antigo recreio da escola. As plantinhas nativas foram transplantadas e aguardamos pelo resultado.
Foi, sem dúvida, uma manhã muito agradável para todos, com vontade expressa dos mais pequeninos em querer repetir. Este projeto “Biodiversidade – preservar e regenerar” conta ainda com a orientação e colaboração do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal da Murtosa.









































