A Murtosa, conta com uma comunidade rica em empatia, esperança e perseverança. No dia a dia, procura, com alma e coração, dar a melhor resposta a todas as crianças com espetro do autismo que acolhe no seu Agrupamento de Escolas.
Integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e como forma de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, 2 de abril, o Departamento de Educação Especial, produziu este vídeo para consciencializar os cidadãos para esta problemática e incentivar à inclusão das pessoas com autismo, na escola e na sociedade.
A ONU assinala o Dia Internacional da Consciencialização do Autismo apelando a uma educação inclusiva.
Em mensagem, o secretário-geral da ONU lembrou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para defender a inclusão de quem vive com autismo na sociedade, de forma plena.
António Guterres ressaltou que, este ano, o tema é a educação inclusiva. A ONU está a pedir mais programas educativos, orientação vocacional e sistemas que ofereçam às pessoas com autismo uma escolha para seus futuros. Guterres disse ainda que as soluções tecnológicas são fundamentais para ajudar quem vive com autismo a comunicar e a orientar-se de forma mais independente na sociedade.
O Dia Mundial sobre Autismo, foi declarado pela Assembleia Geral com o foco na qualidade de vida e integração.