Dia Internacional da Língua Materna

O Clube Europeu comemorou o Dia Internacional da Língua Materna.

A Plurinacionalidade que caracteriza o Agrupamento de Escolas levou o Clube a assinalar este Dia.

Para os alunos do Clube, iniciativas como esta constituem uma manifestação de respeito pela diversidade linguística e cultural existente não só no nosso agrupamento, como também no resto do mundo.

Neste sentido, e acreditando que é a partir da língua que se consegue expressar parte significante da cultura de qualquer país, tornando-se assim o principal meio para a partilha de conhecimentos, o Clube convidou alguns alunos oriundos da Venezuela, da França e da Ucrânia a falarem, na sua língua materna, sobre o seu país e das diferenças que sentem em relação a Portugal.

A apresentação na língua estrangeira foi sempre acompanhada por uma tradução em português. Esta apresentação intercultural, e bilingue, foi feita em todas as turmas, na disciplina de Português, ao longo dos dias 20 e 21 de fevereiro.

No dia 20, os professores da Escola Padre António Morais da Fonseca ainda foram recionados às 8h30m com um “Bom dia” proferido em várias línguas por alunos do 9.º ano.