De 4 a 12 de novembro, cerca de 105 alunos do 2.º ciclo do nosso agrupamento participam no Bebras.
O Bebras é uma iniciativa internacional destinada a promover o pensamento computacional e a Informática (Ciência da Computação). Foi concebido para motivar alunos de todas as idades, mesmo sem experiência prévia.
Esta iniciativa começou em 2004 na Lituânia e, atualmente, conta com a participação de mais de 3 milhões de alunos em todo o mundo. O nome “Bebras” significa “castor” em lituano, uma escolha que reflete as características do Pensamento Computacional. Os castores são conhecidos por serem animais muito trabalhadores, inteligentes e que buscam a perfeição nas suas atividades diárias.
O Pensamento Computacional envolve um conjunto de técnicas de resolução de problemas, como a capacidade de decompor problemas complexos em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões e a capacidade de generalizar e abstrair. O desafio do Bebras visa promover precisamente este tipo de habilidades.
Em Portugal, o Bebras é organizado por uma equipa ligada à Educação e à Ciência da Computação da TreeTree2 e do Departamento de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC/FCUP).
A prova nacional consiste numa única fase, com 12 questões de três níveis de dificuldade diferentes.