Alteração de Datas | Provas e Exames Nacionais

Os alunos que este ano realizem provas ou exames nacionais devem voltar a olhar para o calendário dos testes, uma vez que um despacho assinado pelos secretários de Estado da Educação, Alexandra Leitão e João Costa, e publicado hoje em Diário da República veio alterar algumas dessas datas.

No que toca aos exames finais nacionais do ensino secundário, o diploma destaca as alterações das datas da 1.ª fase das provas de:

• História e Cultura das Artes (que se realizará a 21 de junho);
  • Desenho A (26 de junho);
  • Economia A (27 de junho).

Também a 2.º fase de alguns exames foi alterada:

• Economia A (18 de julho);
  • História e Cultura das Artes (19 de julho);
  • Geografia A (19 de julho);
  • Filosofia (22 de julho);
  • História B (23 de julho);
  • Alemão (23 de julho);
  • Espanhol (23 de julho);
  • Francês (23 de julho);
  • Inglês (23 de julho).

O despacho explica que a alteração das datas está relacionada com o projeto de autonomia e flexibilidade curricular, que veio permitir aos alunos a adoção de um percurso formativo próprio, através da permuta e da substituição de disciplinas, o que veio comprometer as datas de alguns exames finais nacionais, que agora são alteradas.

O ministério aceitou o pedido de alargamento do período durante o qual as escolas podem calendarizar as provas de equivalência à frequência dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário, “de modo a permitir um intervalo mais adequado entre as diferentes provas”.

Assim, a 1.º fase das provas do 1.º ciclo vai realizar-se entre 27 de junho e 10 de julho, as do 2.º ciclo entre 21 de junho e 10 de julho e do 3.º ciclo entre 17 de junho e 10 de julho.

Já as provas de equivalência ao ensino secundário serão marcadas entre os dias 17 de junho a 5 de julho.