Das nossas mais recentes emissões, aqui deixamos alguns conteúdos de destaque:
– Dias especiais:
* Numa altura em que a Ucrânia vive a tragédia da guerra, recordámos no dia 26 de abril o Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl, criado com o objetivo de prestar homenagem às vítimas deste desastre nuclear, que ocorreu nos dias 25 e 26 de abril de 1986. Pretende-se também destacar o trabalho desenvolvido pela ONU em várias áreas tal como na segurança nuclear, saúde, ambiente.
Este dia foi implementado através da resolução 45/190 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 1990.
Esperemos que, por causa da guerra, este local não seja palco para nova tragédia.
* Dia Mundial da Língua Portuguesa – No dia 5 de maio, assinalámos a celebração deste dia, recordando que em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.
* Dia Internacional da Família – este dia é celebrado, desde 1994, a 15 de maio, data escolhida pela Assembleia Geral da ONU.
A celebração do Dia Internacional da Família tem vários objetivos, e destacámos alguns deles, como:
– reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
– chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades.
– CLDS – Pela voz da Dra. Ana Vaz e de alguns alunos da Rádio fomos aconselhados sobre “Direitos na internet”, “Bullying”, duas sessões foram dedicadas à Organização para o estudo Episódio II e Episódio III, (ouvir aqui);
– Sugestão de Leitura – deixámos uma sugestão de leitura de um livro recentemente editado: A livreira e o ladrão, de Oliver Espinosa.
Depois de tentar salvar em vão a sua livraria, a Laura só lhe resta vender o seu bem mais precioso: o manuscrito medieval de O Inferno da Divina Comédia de Dante. Mas quando está prestes a concluir o negócio, constata que o livro fora trocado por uma falsificação amadora. A suspeita recai na sua antiga paixão, um ladrão de livros. Com a ajuda de Marcos, antigo mentor de Pol, Laura descobre que o antigo namorado está morto.
Então quem pode ter sido?
– Sugestões locais – Na semana que o antecedeu, sugerimos a participação na atividade do sábado, dia 30: o “Encontro com o Autor”, organizado pela Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa. Desta vez o convidado foi Francisco Moita Flores, o autor de diversas séries de televisão e de diversos romances, o último deles com o título “Os cães de Salazar”.
– Cinema – Escolhemos destacar um filme recentemente estreado, pelo filme em si e pelo facto de ter um caráter solidário, uma vez que 50% do valor do bilhete reverte em ajuda para a Ucrânia. Trata-se do filme de animação “As aventuras de Gulliver”, com vozes como a de João Manzarra. Neste filme, Gulliver é um viajante mundialmente famoso que recebe um convite para voltar a Lilliput, o reino onde é considerado um herói. Porém, quando lá chega, Gulliver é algemado como um impostor…