O E@D e as aulas de Cidadania e Desenvolvimento

É altura de partilhar boas práticas e experiências com toda Comunidade Educativa!

O desafio foi lançado pelo Diretor do Agrupamento – “Pesquisem na Internet o conceito de aula invertida e “flipped learning”. Lançado o mote, surgiram as primeiras dúvidas:

– Quais as estratégias mais adequadas e ajustadas ao E@D?

– De que forma centrar as aprendizagens na metodologia “flipped learning”?

– De que modo tornar os momentos assíncronos do “trabalho em casa” num resultado final transferível para as aulas semanais síncronas?

– Como manter os alunos motivados e garantir-lhes o sucesso educativo?

As respostas não foram imediatas, muito menos convencionais! A adaptabilidade ao novo normal trouxe a cada um de nós (professor e aluno) a consciência do extraordinário potencial das novas metodologias. Houve que reinventar cada um dos métodos enraizados ao longo de muitas décadas e ter a leveza de pensamento para, rapidamente, os aplicar nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento!

O 3.º Período foi iniciado com um novo desafio aos alunos – projetos lançados à distância!

A maioria, em trabalho de pares, trabalhou no software online – Picktochart, onde foi elaborada uma infografia, respondendo à questão base:

– “Quais os quatro problemas que mais me preocupam no mundo?”

O resultado está à vista! Abordagens distintas, disruptivas, inesperadas, apelando ao lado criativo de cada um (no conteúdo e na forma). Cada um, no seu espaço, dá-nos a imagem do que pensa sobre o mundo e da forma como essa forma se conecta com o espaço de cada um dos outros.

Sónia Pinho