A Escola Básica da Torreira recebeu uma senhora chamada Sara Figueiredo, ativista, organizadora de limpezas de praias e seguidora do movimento Lixo Zero, que conversou com os alunos do 1.º CEB sobre a problemática ambiental do plástico, para ajudar toda a gente a ajudar o Planeta. Estes momentos decorreram em diferentes dias, no passado dia 17 de março e hoje, dia 7 de abril, que constituiu o culminar desta atividade.
A Sara explicou aos alunos como reutilizar muitas coisas e que se pode fazer muito antes de reciclar. Por exemplo: usar garrafas de água reutilizáveis, usar guardanapos de pano em vez dos de papel, coser a roupa em vez de a colocar no lixo…
Também contou a todos como é que o lixo vai parar ao oceano e depois é arrastado até às praias. O tipo de lixo mais encontrado é composto pelos cotonetes, por diversos objetos de plástico e pelas beatas dos cigarros. Também nos explicou que os cotonetes vão lá parar porque muitas pessoas colocam os cotonetes na sanita e vão para as estações de tratamento de águas residuais – ETAR -, conseguindo passar nos filtros e seguir até ao oceano.
Salientou a importância das alterações de consumo das pessoas, visando a substituição do plástico e de produtos químicos, por alternativas naturais, como a utilização de sabonetes e champôs artesanais, a escolha e compra de alimentos não embalados, em casa, colocar a água da torneira em garrafas ou recipientes de vidro e optar pelo seu consumo em vez de comprar garrafões de água, entre muitas outras que protejam o ambiente e as próprias pessoas.
A Sara informou ainda que agora já existem 7R’s em vez dos 3R’s já conhecidos e são eles: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar (compostagem).
A sua presença visou a sensibilização dos alunos para as questões ambientais, centrando-se nos perigos do plástico para o ambiente e na apresentação de escolhas mais conscientes, com menos plástico, contribuindo para um planeta Terra mais saudável.
As turmas aprenderam muitas coisas com a Sara, que de uma forma graciosa veio partilhar o seu saber e a sua experiência. Todos estão gratos à Sara por alertar para a importância de cuidar deste belo Planeta.
Obrigado, Sara Figueiredo!