SABIAS QUE HÁ COLEGAS TEUS A TEREM SESSÕES DE HIPOTERAPIA?
O termo Hipoterapia, deriva de “hippos”, palavra grega para cavalo, combinada com a palavra terapia, que significa tratamento da doença ou incapacidade.
A Hipoterapia é assim, um método terapêutico e educacional que utiliza os movimentos do cavalo, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades educativas especiais, promovendo-se com a sua prática as capacidades físicas, cognitivas, sociais e afetivas de cada indivíduo.
A Hipoterapia foi formalmente posta em prática a partir de 1930, na Alemanha, sendo atualmente praticada de uma maneira generalizada em toda a Europa. Destina-se essencialmente a todos os que são portadores de necessidades especiais, seja qual for a sua idade, desde que não apresentem nenhuma contraindicação à prática da equitação.
“O movimento a passo do cavalo produz cerca de 60 a 75 movimentos tridimensionais por minuto, o equivalente à da marcha humana neurofisiologicamente normal.” Wickert (2002)
Os movimentos do cavalo favorecem uma combinação de estímulos sensoriais (contacto com o pelo e corpo quente do cavalo), motores (pelo movimento tridimensional, repetitivo e rítmico imprimido ao cavaleiro pelo andar do cavalo) e neurológicos (pela estimulação dos sistemas vestibular e propriocetivo) que, associados às diferentes técnicas terapêuticas específicas e personalizadas, possibilita uma experiência dinâmica que melhora o equilíbrio, a postura, a coordenação e normaliza o tónus. Para além disso, fomenta a independência, encoraja a tomada de decisões, desenvolve o auto domínio, melhora a auto imagem, a auto estima, a comunicação e as experiências sociais.
No Agrupamento de Escolas da Murtosa os alunos que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem da Valência de Autismo do CES, 2.º e 3º Ciclos e Secundário, com o Apoio da Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata, deslocam-se todas as semanas à Escola Equestre de Aveiro para usufruir de Hipoterapia.
As atividades decorrem num picadeiro, mas também na área das boxes e imediações, privilegiando-se sempre a diversidade de situações de contacto entre os alunos e o cavalo. Para além dos exercícios e jogos que são realizados em cima do cavalo, são igualmente proporcionadas outras atividades, tais como dar de comer, escovar e levar o cavalo até à box.
É desta forma lúdica e descontraída que os alunos têm contacto com novas experiências e que vão tomando consciência das capacidades que possuem e daquilo que são capazes de fazer em cima de um cavalo. No decorrer destas atividades, para além dos benefícios terapêuticos, criam-se relações entre todos os intervenientes que permitem o desenvolvimento de competências no âmbito social e da relação com o outro, através de momentos de grande alegria e satisfação, que em muito contribuem para o sucesso desta terapia.