Evento de Costura Solidária
Realizou-se no passado dia 30 de abril o evento Dress School, no Centro Escolar da Saldida – Murtosa – Agrupamento de Escolas da Murtosa.
Testemunho do Responsável do grupo de voluntárias das Dress a Girl da Murtosa, Carminda da Silva.
“Depois da vida abrandar, os filhos criados e os netos encaminhados, decidimos que era hora de nos darmos a outras crianças!! Era hora de aproveitarmos os nossos conhecimentos, passa-los a outras pessoas, e contagiar outras tantas!!
Desde 2017 que nos unimos à Dress a Girl Portugal, que chegou ao nosso país em 2016, e desde então foram já muitos os encontros de costura solidária que realizámos, incluindo o I Encontro Nacional de Costura Solidária, que em 25 de maio de 2019, trouxe ao Cais do Bico na Murtosa 588 costureiras solidárias.
Já perdemos a conta aos inúmeros vestidinhos e calções que costuramos e das crianças que vestimos.
Este projeto além da grande vertente social, tem a magia de combater o isolamento social da população, promovendo a melhoria da dinâmica familiar e a promoção da saúde das nossas voluntárias.
Dependemos inteiramente de doações. Qualquer pessoa ou empresa pode-nos doar tecidos coloridos 100% algodão, cuequinhas, elásticos ou novelos de linha para croché.
Como prémio pelo trabalho desenvolvido nestes 5 anos, fomos convidadas em 2019 pelo Professor Dinis Bola, Coordenador do Centro Escolar da Saldida e pelos alunos do Clube de Empreendedorismo VER+, a organizar em parceria um evento na escola, convite imediatamente aceite.
Volvidos 2 anos, e devido às regras impostas pela pandemia Covid19, aconteceu finalmente, com costureiras de Coimbra, Oliveira do Bairro, Aveiro, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Estarreja, Ílhavo e Ovar, que confecionaram 42 vestidos, 79 calções e 120 máscaras. Fomos também agraciadas com 236 cuequinhas de menino, 96 de menina, 59 novelos de linha croché, 29 packs de elástico e alguns metros de tecido, maioritariamente dos nossos emigrantes nos Estados Unidos. Bem hajam!!
Sorrisos, afetos e muita camaradagem foi o que mais “costuramos”, e no final do dia ver as meninas e o menino, desfilarem informalmente com as peças confecionadas, deixou-nos rendidas a estes jovens!!!
Foi tão mas tão gratificante, que pretendemos repetir!!!”