Dia Internacional das Pessoas com Deficiência > AE Murtosa > 03 DEZ ’23

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência > AE Murtosa > 03 DEZ ’23

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência na sociedade, bem como a sua participação nos seus vários domínios: social, cultural, económico e político. Este dia, visa também sensibilizar para o cumprimento da «Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência».

Assim…. No âmbito da comemoração desta data, o Departamento de Educação Especial promoveu nas escolas EB/J.I.  do Monte, EB / J.I. de São Silvestre e EB/J.I. da Saldida uma atividade para a sensibilização dos alunos para a temática da Diferença e da Inclusão. Foi apresentada uma curta-metragem da História “Elmer- o Elefante de Xadrez “e posteriormente foram distribuídos a todos os alunos elefantes para que os pintassem /decorassem ao seu gosto. A atividade foi realizada em todas as escolas contando com a participação de todas as turmas do 1º ciclo e do Pré-escolar. Os alunos sentiram-se bastante envolvidos e motivados para a atividade e para a temática explorada no seu todo.

Na EB 2, 3 / S. Padre António Morais da Fonseca (PAMF) foram diversas as atividades realizadas, desde um “almoço às cegas” com alunos do 10º ano, no qual vivenciaram os constrangimentos sentidos durante uma refeição pelas pessoas com deficiência visual, até à visualização, por quase todas as turmas, de pequenos vídeos sobre diversas temáticas relativas a diferentes tipos de deficiências, seguido de debate, a fim de obterem uma palavra ilustrativa e significativa por turma. Estas palavras foram impressas através da técnica de aplicação em vinil de corte, nos degraus das escadas de cada bloco, pelos alunos com medidas adicionais. Foi ainda elaborado um cartaz alusivo ao dia em causa, este que foi afixado em todas as salas de aula do agrupamento como forma de dar relevância para a inclusão das pessoas com deficiência, não apenas no dia assinalado, mas todos os dias é importante VALORIZAR, ENCORAJAR, PERSISTIR, CAPACITAR, DIGNIFICAR, etc.

Um grupo de alunos com medidas adicionais realizou o jogo de Goalball, modalidade praticada por pessoas com deficiência visual, o que lhes permitiu experienciar as dificuldades sentidas por estas pessoas. Os alunos mostraram-se muito recetivos e colaboraram na atividade com muito entusiasmo.

Os alunos do CAA – valência de Autismo do 1º ciclo do CES e as Unidades de Autismo da PAMF, foram assistir a um espetáculo de dança, inserido no DIFERENCIARTE, atividade promovida pela CERCIESTA. Foi também proporcionado aos alunos das Unidades de Autismo da PAMF, professores e assistentes operacionais um almoço, num restaurante local. Estas atividades revelam-se de extrema importância para o desenvolvimento do saber ser e estar destes alunos.  É de salientar a importância do espetáculo “DIFERENCIARTE” para a comunidade em geral, e para a perceção do princípio da Inclusão Social.

Todos os alunos revelaram interesse e demonstraram agrado por terem participado nestas atividades.

Na Escola Básica da Torreira também foram exibidos pequenos vídeos de sensibilização no âmbito da inclusão, seguidos de debate e escolha de uma palavra significativa, em todas as turmas desta escola, desde o ensino pré-escolar ao terceiro ciclo. Estas palavras foram depois pintadas no chão do recreio. Foi ainda levada a cabo uma venda de waffles, no espaço da valência de apoio aos alunos com multideficiência.

Pedro Leite

Os comentários estão fechados.