Uma Floresta Autóctone é uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, dos sobreiros, etc.
Estas espécies devem ser protegidas na medida em que exercem importantes funções nos ecossistemas, nomeadamente por serem mais resistentes a pragas, doenças, períodos de seca ou chuva intensa, por manterem a fertilidade dos solos, por contribuírem para a regulação do clima, permitirem o cumprimento dos objetivos de retenção de carbono previstos no protocolo de Quioto, etc.
Assim, no âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, muitos dos alunos do nosso Agrupamento (Centro Escolar Saldida, EB da Torreira, EB do Monte e da PAMF), com o apoio da Câmara Municipal da Murtosa, fizeram plantações de árvores autóctones cedidas pelo Projeto Família Bolota e ainda elaboraram cartazes destinados a concurso promovido pela ONG FAPAS.