Azereiro, Prunus Lusitanica > Loureiro-de-Portugal

Azereiro, Prunus Lusitanica > Loureiro-de-Portugal

No passado dia 27 de outubro as crianças da Pré 1 do Centro Escolar da Saldida, plantaram duas pequenas árvores preciosas e raras da nossa floresta autóctone. 

O Azereiro é uma espécie rara na natureza que persiste desde o Terciário apenas em alguns vales encaixados do Norte e Centro de Portugal, é considerado por isso uma espécie relíquia das florestas Laurissilvas. O Azereiro, Prunus lusitanica, é também conhecido como Loureiro-de-Portugal, sendo uma espécie de cerejeira nativa de Portugal e da Macaronésia. Os seus frutos são tóxicos para humanos mas uma delícia para as aves, que as consomem e defecam auxiliando na sua disseminação. 

O Agrupamento de Escolas da Murtosa, agradece ao INCF a doação das árvores na pessoa de Rui Leal Vaz e recomenda uma visita à Mata da Margaraça, um exemplo da floresta primitiva de Portugal,  onde se podem apreciar maravilhosos exemplares. 

Por cá,  vamos  aprender a valorizar e preservar a Floresta Autóctone,  pois é um bem essencial à vida que devemos cuidar e resgatar.

Pedro Leite

Os comentários estão fechados.