Agrupamento de Escolas da Murtosa – Semana dedicada à Pessoa Portadora de Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento dinamizará entre os dias de 4 a 8 de dezembro uma sensibilização para o Dia Internacional (3 de dezembro) e Nacional (9 de dezembro) da Pessoa com Deficiência.

O departamento abraça esta Semana da Pessoa Portadora de Deficiência com atividades cujo objetivo é consciencializar a população escolar da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade.

“O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.”

“O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 9 de dezembro. Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade. Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão. É hábito nesta data realizarem-se diversas atividades que contribuem para a felicidade das pessoas e das famílias que vivem com deficiência, tudo no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.”

Neste âmbito, trata-se de uma dinâmica em ação decorrente em dois vetores, uma exposição interativa e atividades com os alunos do Pré-escolar e nas Escolas Básicas do 1º ciclo.

Na Biblioteca da PAMF, encontra-se uma exposição interativa de várias tecnologias de apoio utilizadas por alunos/pessoas com NEE, alguns dos quais os alunos podem experimentar (ex. máquina de Braille para escrever o nome em Braille num separador).

No Pré-escolar e nas Escolas Básicas do 1º ciclo as docentes de Educação Especial disponibilizam PowerPoints e pequenos filmes para ajudar na abordagem da temática em questão e que possibilitam aos alunos realizar pequenas atividades a partir da Língua Gestual, do Braille, etc…

QUANDO A EDUCAÇÃO SE TORNA ESPECIAL… Frase desta semana: “Todas as pessoas têm algo em                                            comum – são todoas diferentes! “Resultado de imagem para smile