Assembleia da República > Parlamento dos Jovens-Secundário

Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas da Murtosa participou no programa Parlamento dos Jovens-Secundário, com a coordenação dos professores Paulo Amorim e Carmen Fonseca, sendo que o tema deste ano foi Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global.

Dando continuidade ao trabalho efetuado na sessão escolar, no dia 11 de março os alunos Sara Naia, Inês Brandão e Sérgio Campos, acompanhados pelos professores coordenadores, apresentaram-se na sessão distrital, que decorreu no Museu Marítimo de Ílhavo, representando assim o nosso Agrupamento.

Durante a sessão, de manhã, a aluna Inês Brandão expos as medidas elaboradas na sessão escolar aos restantes alunos/deputados do distrito de Aveiro, que de seguida, e em conjunto, realizaram um debate.

Na parte da tarde, as comissões trabalharam as medidas apresentadas pelos agrupamentos para irem a votação no final do dia.

A sessão terminou com a definição das cinco medidas que foram representar o distrito na fase nacional, sendo que duas das medidas finais se aproximavam das propostas pela nossa escola.

De realçar que os alunos tiveram uma participação ativa e ajudaram a criar um debate produtivo e rico em ideias sobre um tema tão importante como as alterações climáticas.

De forma a cativar os alunos para a participação na vida política, a escola através dos professores coordenadores, em colaboração com a Câmara Municipal da Murtosa, organizou uma visita à Assembleia da República, que teve lugar no dia 12 de junho.

Na visita participaram os alunos que estiveram presentes na sessão escolar, os professores coordenadores do projeto e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng. Januário Cunha.

A saída da escola deu-se às 07:15, sendo de notar o grande entusiasmo dos alunos por irem visitar pela primeira vez a casa da democracia.

À chegada a Lisboa estava à espera a deputada Dr. Regina Bastos, deputada pelo círculo eleitoral de Aveiro, que se disponibilizou para acompanhar o grupo durante o dia.

Durante a manhã, o grupo realizou uma visita guiada pelas salas mais importantes da Assembleia, como a Sala dos Passos Perdidos, a Sala das Sessões, tendo esta suscitado mais curiosidade e interesse por ser um lugar que normalmente os alunos vêm na televisão e ainda a Sala do Senado, a Sala D.Maria e a Biblioteca, entre outras.

Depois da visita o grupo almoçou no refeitório da Assembleia. De tarde, o grupo assistiu nas galerias da Sala das Sessões a uma reunião do Plenário. De salientar que os alunos acompanharam atenciosamente os trabalhos da sessão até às 16:15.

À saída, e ainda pela Sala dos Passos Perdidos, o grupo teve um encontro com o Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, momento que ficou registado para a prosperidade, bem como com o Ministro da Agricultura, Dr. Capoulas Santos.

De volta à Murtosa, os alunos partilharam as experiências vividas durante o dia, com a certeza que dificilmente esquecerão esse momento.

A concretização desta visita permitiu aos alunos aprender mais sobre o exercício da cidadania e como participar de uma forma mais ativa na política portuguesa.